Cronologia - 1935-1957

25 de abril de 1912
Nasce Gladys Love Smith mãe de Elvis.
10 de abril de 1916
Nasce Vernon Elvis Presley pai de Elvis.
Junho de 1933
Gladys Smith e Vernon Presley se casam.
8 de Janeiro  de 1935
Em Tupelo, Mississipi, pouco antes do amanhecer, em uma casa de dois quartos construída por seu marido e seu cunhado, Gladys Presley dá a luz a gêmeos idênticos.
O primeiro, Jessie Garon, não sobrevive. O segundo Elvis Aaron é saudável. Elvis seria o único filho do casal.

1935 - 1948

Elvis cresce dentro de um circulo íntimo de amigos, sua família é de classe trabalhadora, constituída por seus pais, avós, tios e primos. Há pouco dinheiro, mas Vernon e Gladys fazer o seu melhor para prover seu filho, que é o centro de suas vidas. Eles se mudam para outra casa em Tupelo. Elvis freqüenta a Igreja Assembly of God com sua família, a música e os ensinamentos o marcam profundamente. Outras influências são os black bluesmen do bairro e o country music dos programas de rádio desfrutados por sua família.

1945
Com dez anos de idade, Elvis canta "Old Shep" em um concurso de jovens talentos do Mississippi, realizado em Tupelo em uma feira de laticínios. O show de talento é transmitido pela Rádio WELO. Elvis fica em Segundo lugar recebendo $5,00 e o livre acesso a todas as atrações da feira.
1946
Os pais de Elvis não tem condições de lhe dar a bicicleta que ele tanto queria, então Gladys o convence a aceitar um violão no lugar da bicicleta. O primeiro violão de Elvis é comprado no Tupelo Hardware Company e custa $12,95. A bicicleta teria de esperar até Natal de 1947.
Final de 1948
Para se despedir de sua Escola Milam Junior High Class em Tupelo Elvis Toca sua guitarra e canta "Leaf on a Tree". Elvis e seus pais mudam-se para Memphis-Tennessee, em busca de uma vida melhor, assim como outros membros do clã Presley e Smith.

1948-1953
Elvis e seus pais vivem em um bairro pobre ao norte de Memphis. A vida continua a ser difícil. Vernon e Gladys vão de emprego a emprego, Elvis estuda na LC Humes High School e trabalha em vários empregos


para ajudar sua família. O clã Presley-Smith permanece em um circulo íntimo de amigos, Elvis e sua família continuam a freqüentar a igreja. Na adolescência Elvis permanece a cantar com seu violão. Ele compra suas roupas na Beale Street e absorve o black blues e gospel que ouve lá. Ele usa seus cabelos longos (para época) e deixa sua costeleta crescer. Ele é realmente diferente e se destaca das outras crianças.
Enquanto estava na Humes High, Elvis participa do concurso de talentos entre os alunos, para o seu próprio espanto, ele recebe mais aplausos do que todos, ganha o primeiro lugar, o reconhecimento o faz sentir bem.

3 de junho de 1953
Elvis se forma na Humes High School.
1953
Elvis trabalha na oficina mecânica Parker Machinists Shop.
Naquele verão ele vai até o Memphis Recording Service e faz uma demo de "My Happiness" e "That’s When Your Heartaches Begin" , com o custo de cerca de $4,00 (O estúdio veio a ser conhecido como Sun Records) O proprietário não estava no estúdio, então seu assistente Marion Keisker manipula a sessão. Elvis queria ouvir como sua voz soaria em um disco, ele já tinha o sonho de se tornar um cantor profissional. A demo gravada é dedicada a sua mãe como um presente de aniversário. Elvis passa a trabalhar na Precision Tool Company, depois na Crown Electric Company.Até o seu sucesso ele teve vários empregos, incluindo o de motorista de caminhão. Ele também estudava a noite em uma escola para ser eletricista.

Janeiro de 1954
Elvis faz outra demo na Sun.
Sam Phillips o proprietário e Marion Keisker sua secretaria ficaram  intrigados com o visual e voz incomum daquele rapaz.
Verão 1954
Através da sugestão de Marion Keisker, Sam Phillips chama Elvis no estúdio para tentar gravar uma canção, Sam pretende lança-la em um disco. A canção é "Without You" e Elvis não sabe interpreta-la, San pergunta o que ele sabe cantar e Elvis executa uma série de músicas populares. Sam fica bastante impressionado.

Em 5 de julho após uma tediosa sessão, Elvis e os músicos tocam uma nova versão para " That's All Right " esta canção, com o apoio da “Blue Moon Kentucky” torna-se o primeiro dos cinco singles lançados com o selo da Sun . Elvis, Scotty e Bill começaram um conjunto, Scotty como empresário do grupo.
Começam a tocar em pequenos clubes em todo o Sul, desfrutando um sucesso moderado com os discos e apresentações.
Elvis, Scotty e Bill continuam a gravar e viajar.

16 de outubro de 1954
Elvis assina o contrato de um ano para cinqüenta e duas aparições no Grand Ole Opry aos Sábados à noite. Em uma das apresentações Elvis conhece o coronel Tom Parker, um promotor e empresário de estrelas country.
1 de Janeiro 1955
Elvis assina um contrato com Bob Neal, que se torna o seu agente.
1955
Elvis, Scotty e Bill continuam a turnê com shows em conjunto com vários cantores. Coronel Parker estava envolvido.
D.J. Fontana se junta à banda de Elvis.

As suas aparições ao vivo passa a ter grande assedio dos adolescentes, especialmente das garotas, ganhando mais e mais popularidade começa a receber atenção nacional. Coronel Parker torna-se mais envolvido na carreira de Elvis.

15 de agosto de 1955
Elvis assina um contrato de gestão com Hank Snow Attractions que é de responsabilidade de Snow e Coronel Tom Parker. Bob Neal permanece envolvido como conselheiro. Coronel Parker esta próximo de ser o empresário exclusivo de Elvis, Snow logo deixaria de estar envolvido.

20 de novembro de 1955
Elvis assina seu primeiro contrato com a RCA Records.
Coronel Parker negocia a venda do contrato de Elvis da Sun para a RCA, que inclui seus cinco singles e musicas não lançadas. O preço é de $40.000 com um bônus de $5.000 para Elvis.
Ao mesmo tempo Elvis assina um contrato com Hill e Range Publishing Company, com o objetivo de criar uma empresa separada chamada Elvis Presley Music, Inc. Elvis passa a ser a mais nova estrela no ramo musical.

10 de janeiro de 1956
Dois dias após seu vigésimo primeiro aniversário, Elvis tem sua primeira sessão de gravação na RCA em Nashville.
Entre as canções estabelecidas para sessão estava "Heartbreak Hotel".
Os Jordanaires, um quarteto gospel e popular do país, começaram a trabalhar com Elvis como back vocals. Eles também iriam aparecer com ele em vários filmes e continuariam com Elvis até o final dos anos sessenta.
27 de janeiro de 1956
"Heartbreak Hotel” e "I Was the One" são lançados pela RCA vendendo mais de 300.000 exemplares nas três primeiras semanas no mercado.
Tornando o primeiro single de Elvis a vender mais de um milhão de cópias, ganhando assim o seu primeiro disco de ouro.
28 de janeiro de 1956
Primeira aparição de Elvis com Scotty, Bill e D.J. na CBS.
13 de março de 1956
RCA lança o primeiro álbum de Elvis Presley.
Que em breve foi ao número um na Billboard's durante dez semanas.
Atingindo mais de um milhão de vendas, Elvis ganha assim seu primeiro álbum de ouro.


1 de abril de 1956

Elvis faz um teste para a Paramount Studios, em Hollywood. Ele interpreta "Blue Suede Shoes" gravando uma cena para o filme “The Rainmaker” que acabou não sendo produzido.
3 de abril de 1956

Elvis aparece no Milton Berle Show  na ABC.
6 de abril de 1956
Elvis assina um contrato de sete anos com a Hal Wallis e a Paramount Pictures.


5 de junho de 1956

Elvis aparece novamente no The Milton Berle Show,desta vez com os Jordanaires , Scotty, Bill e DJ.
Sua sensual performance de "Hound Dog" impulsionou as crianças da platéia, no dia seguinte a imprensa e alguns dos adultos telespectadores se revoltaram , uma de suas mais controversas performances. Isso aumentou sua popularidade mais ainda.

1 de julho de 1956
Elvis aparece no The Steve Allen Show  na NBC.
Entre suas performances, teve que interpretar "Hound Dog" para um Basset Hound, uma resposta a todas as controvérsias criadas pela aparição do mês anterior.
Continuaram os lançamentos de discos, turnês e gravações.
A polêmica condenação continuava juntamente com a sempre crescente popularidade.
Ed Sullivan, que tinha dito que ele nunca teria Elvis Presley em seu show, muda de opinião quando vê a grande audiência que Elvis atraiu para o Berle and Allen shows.
$50.000 foi o cachê para 3 aparições, o maior valor já pago a um intérprete até aquele momento em um show de variedades.

Agosto 1956
Elvis começa a gravar seu primeiro filme, Love Me Tender.
Que originalmente é intitulado The Reno Brothers, mas é re-intitulado antes da sua liberação.
9 de setembro de 1956
Elvis faz a primeira das três aparições no Ed Sullivan Show.
Apresentado por Charles Laughton, pois Sullivan estava se recuperando de um acidente de carro.

26 de setembro de 1956
É proclamado em Tupelo-Mississippi, Elvis Presley Day.
Reuniram-se todos para o retorno de Elvis a sua cidade natal como uma grande estrela.
Elvis realiza dois espetáculos, um no Dairy Show e o outro na Feira de Laticínios do Mississippi, a mesma que ele havia se apresentado com 10 anos de idade, desta vez há uma centena de guardas em torno do estádio para controlar a multidão de fãs agitados.
Souvenirs começam a ser lançados usando nome Elvis.
Em breve seria produzido mais de 30 itens licenciados como: chapéus, camisetas, jeans, tênis, blusas, cintos, bolsas, pulseiras, colares, revistas, luvas, estátuas, batons, perfumes, artigos de papelaria, louça, e muito mais.
Esta seria uma parte do marketing de Elvis Presley, com uma demanda inesgotável.
28 de outubro de 1956
Elvis faz a segunda das três aparições no Ed Sullivan.

16 de novembro de 1956
O primeiro filme de Elvis, Love Me Tender estréia no Paramount Theater, em Nova York.
31 de dezembro de 1956
A primeira página do jornal The Wall Street relata que nos últimos meses Elvis extrapola mais de $22 milhões em vendas de mercadorias.
Elvis termina o ano pivô de sua carreira, quando a popularidade regional deu lugar a nível nacional e internacional sem precedente de fama. O ano de 1956 foi o início do merchandising dos Souvenirs Elvis, o início de uma carreira bem sucedida no cinema, enorme recorde de vendas (cinco singles em número um no Billboard pop chart, dois álbuns em número um do pop chart, e outros hits), na história - realizando recordes de audiência em suas aparições na televisão.

Elvis tornou-se o principal símbolo da nova cultura juvenil da América. Tornou-se também uma das figuras mais controversas da sociedade. Sua mistura única de white country e gospel music, black R&B e gospel, white pop music, fizeram sua marca específica, seu carisma e talento o ajudaram muito para começar, sem premeditação um ciclo de mudança na música , na cultura pop e nas maneiras da sociedade americana. Nada seria o mesmo para Elvis Presley e para o mundo.
6 de janeiro de 1957
Elvis faz sua terceira e última aparição no Ed Sullivan’s Toast of the Town Show. É nesta aparição que Elvis é visto apenas da cintura para cima.
Depois de todas as suas aparições televisionadas no ano anterior, tal censura foi trata no momento.
É particularmente divertido e contraditório que esta orientação tenha permanecido no local durante a performance de Peace in the Valley , uma canção gospel que Elvis interpretou.
Ed Sullivan ajuda a difundir algumas das polêmicas em torno Elvis quando ele sai do palco para agradecer Elvis e diz ao auditório do estúdio e a milhões de telespectadores americanos que "este é um digno, belo rapaz". Ed Sullivan era a pessoa mais influente sobre audiências de televisão e uma das mais poderosas pessoas na indústria da televisão da época.
Janeiro de 1957
Elvis começa a produção do seu segundo filme, Loving You.

3 de fevereiro de 1957
The New York Times anuncia uma história intitulada "Discos de Presley na União Soviética." Os discos de Elvis não eram legalmente disponíveis na União Soviética. O artigo falava de discos que estavam sendo vendidos em Leningrado no mercado negro por 50 rublos cada, cerca de $12,50 uma grande quantidade de dinheiro para época.
Março de 1957
Elvis compra Graceland Mansion para ele, seus pais, e sua avó paterna viver. Eles se mudaram no início de abril
Abril de 1957

Durante a turnê, Elvis pela primeira vez sai dos Estados Unidos e  apresenta-se no Canadá, realizando dois shows em Toronto em 2 de abril e dois shows em Ottawa em 3 de abril.

Maio de 1957
Elvis começa a trabalhar em seu terceiro filme, Jailhouse Rock para MGM.
9 de julho de 1957
Elvis estréia Loving You e rapidamente atinge os dez melhores de bilheteria.
31 de agosto de 1957
Elvis se apresenta em Vancouver. Esta é a terceira cidade canadense que se apresentou, a última vez que ele iria realizar um show fora dos Estados Unidos.

27 de setembro de 1957
Elvis volta para mais uma apresentação em sua cidade natal. Desta vez trata-se de um show beneficente para a Elvis Presley Youth Recreation Center em Tupelo, Mississippi. Ele iria contribuir regularmente com o centro para o resto de sua vida (O centro ainda é utilizado pela comunidade geral. A casa natal de Elvis está aberta para visitação, existe um pequeno museu e uma capela memorial).

17 de outubro de 1957
Estréia em Memphis o terceiro filme de Elvis , Jailhouse Rock.
Indo rapidamente para os cinco principais das bilheterias.
10 e 11 de Novembro de 1957
Elvis pela primeira vez realiza shows no Havaí.


Dezembro de 1957
Elvis e sua família desfrutam o seu primeiro Natal em Graceland.

Fonte: elvis.com

Elvis Presley e Graceland são marcas registradas da Elvis Presley Enterprises.