Cronologia - 1970-1977

Janeiro/Fevereiro de 1970
Alguns diziam ser um erro voltar para Vegas tão cedo, principalmente por ser a época menos agitada da cidade. O show conseguiria preencher os lugares? Mas, Elvis volta ao The International Hotel para mais um mês de apresentações. Outro álbum ao vivo será gravado, On Stage em Fevereiro de 1970.

Fevereiro/Março de 1970
Uma coletiva de imprensa no dia 27 em Houston. Elvis se apresenta a tarde e à noite no The Houston Astrodome, com mais duas apresentações no dia 28 e 1° de Março. No encerramento, uma coletiva de imprensa seguido de um banquete no qual Elvis recebe seu gold record awards um grande presente por seus últimos prêmios.
Os seis shows registraram um público de 207.494 pessoas. Havia especulações entre a imprensa e o público que Elvis poderia realizar uma turnê pela primeira vez desde os anos cinqüenta.
Junho 1970

Elvis realiza sessões de gravação em Nashville.

Julho/Setembro de 1970
Elvis volta á Las Vegas, para ensaios, haverá mais um mês de apresentações no The International, iniciando em 10 de Agosto e encerrando em 7 de Setembro. A MGM iria produzir um filme documentário chamado Elvis -That’s the Way It Is, que mostraria Elvis nos ensaios, no estúdio de gravação e no palco. A RCA também iria lançar um álbum com o mesmo título
.Setembro de 1970
De 9 a 14 de Setembro, O show de Elvis é levado para uma turnê em 9 cidades.É um sucesso esmagador, sua primeira turnê desde 1957, só que agora apresentando um show muito mais elaborado. MGM filmou partes destes shows para inserir também no documentário Elvis - That’s the Way It Is.
Elvis realiza uma sessão de gravação em Nashville.

Novembro de 1970
É lançado Elvis, That’s the Way It Is, seu 32°filme, obtendo ótimas elogios e uma excelente bilheteria.
Documentários normalmente não fazem muito sucesso, mas Elvis, That’s the Way It Is,   obtém enorme e respeitável reconhecimento. Este, como os outros filmes de Elvis, passaram a ser exibidos na televisão e mais tarde disponíveis para compra. Um álbum com o mesmo título é lançado, apenas a canção, ”I Just Can't Help Believin” é uma gravação do palco, as  outras canções foram gravadas em estúdio,alguma das quais Elvis cantou no palco e nos ensaios do filme.
Elvis realiza uma turnê em 8 cidade obtendo enorme sucesso.
Dezembro de 1970
Ocorre a famosa visita de Elvis ao presidente Richard Nixon na Casa Branca.

16 de janeiro de 1971
Elvis participa de uma noite de premiação, ele e outras nove pessoas aceitaram a honra de serem nomeados um dos 10 Outstanding Young Men da nação pelos United States Junior Chamber of Commerce (The Jaycees). Elvis fica nervoso sobre seu discurso, fica animado e profundamente orgulhoso. Esta homenagem nacional tem sido dada a cada ano desde o final de 1930, com o objetivo de reconhecer jovens que realizam grandes feitos e progressos, oferecendo oportunidades no sistema de iniciativa livre, também aplaude o humanitarismo e serviço comunitário. Os cientistas, inventores, intérpretes, cinegrafistas, políticos vinculados à Presidência e os homens de grandeza em todos os domínios, foram selecionados para o prêmio ao longo dos anos.
Para Elvis, um homem que cresceu pobre que com o passar dos anos sofreu críticas de seu trabalho, este é um dos seus momentos de Glória. É um sinal de que ele conseguiu a aceitação, o reconhecimento e respeito pelo seu trabalho e para o tipo de pessoa que ele é.

Janeiro/Fevereiro de 1971
Elvis realiza mais um mês de apresentações no the International Hotel em Las Vegas.
Março de 1971
Elvis inicia uma sessão de gravação em Nashville, mas acaba cancelando devido à dor e inflamação em um olho. Ele é tratado em um hospital em Nashville, é diagnosticado um glaucoma secundário. Esta condição de seu olho estaria de tempo em tempo o incomodando para o resto de sua vida.
Maio de 1971
Elvis é destaque na capa da Revista Look Magazine, o que acarretaria numa biografia sobre Elvis por Jerry Hopkins. Muitos livros e artigos foram escritos ao longo dos anos, mas esta é a primeira, profunda e seria biografia. O livro Elvis Uma Biografia é lançado em outubro.
Elvis realiza sessões de gravação em Nashville, grande parte do trabalho é para o seu próximo álbum Elvis Sings the Wonderful World of Christmas.
Junho de 1971
A casa de dois cômodos em que Elvis nasceu, é aberta ao público para visitação, a the East Heights Garden Club de Tupelo efetuou uma restauração.
Elvis realiza mais sessões de gravação em Nashville, desta vez a maior parte é para seu próximo álbum gospel, He Touched Me.
Um longo trecho da Avenida 51 South, na qual uma parte passa em frente de Graceland, é oficialmente renomeada para Elvis Presley Boulevard.
Diversos álbuns e singles continuariam a serem lançados durante este período, obtendo enorme sucesso.
Julho/Agosto de 1971
Elvis realiza shows durante duas semanas no Sahara Hotel em Lake Tahoe, Nevada.

9 de Agosto / 6 de setembro de 1971
Elvis realiza uma serie de shows no The International Hotel em Las Vegas, que foi renomeado para The Las Vegas Hilton International Hotel, ultrapassando o record dele mesmo em sucesso.
Durante esta temporada um prêmio é concedido a Elvis em seu camarim, trata-se do the Bing Crosby Award prêmio da The National Academy of Recording Arts and Sciences (a organização que representa também o Grammy). Este prêmio é uma forma especial de reconhecimento do NARAS, o prêmio não é dado todo ano como uma regra, posteriormente é renomeado para The Lifetime Achievement Award. Elvis estava com 36 anos.

5 - 16 de Novembro de 1971
Elvis realiza uma turnê em 12 cidades.
Final de 1971 início de 1972
Elvis e Priscilla se separam. Ela se muda com Lisa Marie.
26 de Janeiro - 23 de fevereiro de 1972
Elvis realiza outra bem sucedida temporada Hilton em Vegas.

Março/Abril de 1972
Em abril a MGM filmou Elvis no estúdio de gravação em Hollywood e em 15 cidades que ocorreram uma turnê, filmagens de shows e bastidores. Estas imagens serão usadas em um novo documentário de Elvis, que será lançado como Elvis on Tour.  
Em abril o álbum gospel He Touched Me é lançado, obtendo ótimos elogios, resultando no segundo Grammy Award de Elvis , na categoria de Best Inspirational Performance.
Junho de 1972
Elvis continua sua turnê. A MGM esta pronta para filmar uma coletiva de imprensa em Nova York no dia 9, para utilizar no filme Elvis On Tour. Elvis bate um record na história do entretenimento ao esgotar as entradas para 4 shows no Madison Square Garden –NY.
John Lennon, George Harrison, Bob Dylan, David Bowie e Art Garfunkel estão entre as estrelas da música presentes.

Nove dias depois da gravação, a RCA lança às pressas um álbum ao vivo de um dos shows de Elvis no Madison Square Garden. Elvis continua a turnê por mais sete cidades.
As turnês de Elvis’Vegas e Elvis On Tour, são um estrondoso sucesso no início e meados dos anos setenta. Ele quebra recordes de público em cidades de toda a América.
Lançamentos de gravações continuavam.
Julho de 1972
A separação de Elvis e Priscilla é formalizada. O divórcio está por vir. Elvis começa a ver Linda Thompson, sua principal acompanhante até o final de 1976.
4 de Agosto - 4 de setembro de 1972

Elvis realiza um mês de temporada no Hilton em Vegas.

5 de setembro de 1972
Elvis participa de uma coletiva de imprensa em Vegas para anunciar seus planos de um show no Havaí transmitido via satélite para todo o mundo. Prevê-se que o show iria atingir a maior audiência na história da televisão e que o álbum ao vivo seria um grande sucesso.
Outubro de 1972
Elvis fica em 2°lugar no pop hit com o single Burning Love, um dos seus maiores recordes nos últimos anos.

Novembro de 1972
Elvis on Tour é lançado obtendo ótimas opiniões e uma boa bilheteria. Mais tarde, os seus produtores receberão o Golden Globe Award por Melhor Documentário de 1972, assim como os outros filmes de Elvis, este seria também exibido na televisão e comercializado.
Elvis realiza uma turnê em 7 cidades, a última é em Honolulu - Havaí, onde ele realiza três apresentações no Honolulu International Center Arena, o mesmo local que vai ocorrer o seu especial de Janeiro transmitido por satélite. Elvis participa de uma coletiva de imprensa no Havaí para falar sobre o show de Janeiro e anuncia que a renda será em benefício para a fundação de câncer Kui Lee.

Janeiro de 1973
Elvis marca a historia do entretenimento e da televisão com: Aloha from Hawaii, especial transmitido por satélite, Realizado no Honolulu International Center Arena em 14 de janeiro de 1973, transmitido ao vivo às 12:30 AM (horário do Havaí) via satélite para a Austrália, Coréia do Sul, Japão, Tailândia, Filipinas, Vietnã do Sul e em outros países. É visto em cerca de trinta países europeus. A audiência ao vivo em Janeiro atrai 37,8% dos telespectadores no Japão, 91,8% no Brasil, 70% em Hong Kong, e 80% dos telespectadores na Coréia. A exibição de Abril não ao vivo, na América atrai 51% da audiência televisiva sendo visto nos lares americanos mais do que o homem em sua primeira caminhada na Lua. Ao todo, foi visto em cerca de quarenta países por cerca de 1,5 bilhões de pessoas.

Os ingressos para o show não tem preço, cada pessoa paga o que puder o que quiser. O valor arrecadado com as entradas e mercadorias a venda levantam $75.000 para a fundação de câncer Kui Lee do Havaí. (Kui Lee foi um compositor havaiano que havia morrido de câncer).
No palco com Elvis uma orquestra e o seu atual elenco: Joe Guercio (maestro), JD Sumner & Stamps (vocais), The Sweet Inspirations (vocais), Kathy Westmoreland (vocal soprano), Charlie Hodge (guitarra / vocal / assistência de palco), James Burton (guitarra), John Wilkinson (guitarra), Jerry Scheff (baixo), Glen D. Hardin (piano), e Ronnie Tutt (bateria).

A trilha sonora é lançada em breve e vai ao número um na the Billboard pop album chart, e permanece na tabela em várias posições durante 52 semanas.
Em especial, Elvis gravou a música-tema do seu filme de 1965 Paradise, Hawaiian Style desempenhada durante a abertura de créditos e na cena de Elvis chegando de helicóptero ao aeroporto. O show é de uma hora, incluindo os comerciais.

Uma Breve História sobre o figurino usado no show: Elvis disse a Bill Belew que ele queria uma jumpsuit (macacão) muito especial, que ela dissesse “América” para o mundo. Bill disse a Elvis que com a exceção da bandeira americana, ele não poderia pensar em nada melhor que a Águia Americana, Elvis gostou da idéia, surgiu então o famoso Jumpsuit American Eagle.
26 de Janeiro - 23 de fevereiro de 1973
Elvis realiza uma temporada em Las Vegas no Hilton.
4 de abril de 1973
O especial Aloha é visto na televisão americana pela primeira vez , obtendo 57% de audiência.

19 de Abril de 1973
O avô paterno de Elvis Jessie Presley  falece devido a um ataque cardíaco em Louisville..

Final de Abril de 1973

Elvis realiza um turnê em 8 cidades.

4-16 de Maio de 1973

Elvis realiza uma temporada no Sahara Hotel em Lake Tahoe, Nevada.

Maio de 1973

O álbum Aloha from Hawaii chega ao 1° lugar dos hits no the Billboard pop album chart. É seu primeiro álbum em 1°lugar desde Roustabout, e também seu último álbum número um no the pop chart.

20 de Junho - 3 de julho de 1973

Elvis sai em turnê.

Julho de 1973

Elvis grava algumas canções no Stax Recording Studio, em Memphis - sua primeira gravação em Memphis desde 1969.

6 de Agosto - 3 de setembro de 1973

Volta para outra turnê em Vegas no Hilton.

9 de outubro de 1973

Elvis e Priscilla vão juntos ao tribunal e o divórcio é concedido. Continuam sendo amigos íntimos. Apesar de Priscilla tem a custódia de Lisa Marie, ela não impõe nenhum cronograma de visitação a Elvis, ele e sua filha passam algum tempo juntos regularmente.

15 de Outubro- 1 de novembro de 1973

Elvis é hospitalizado em Memphis devido a recorrentes doenças como pneumonia com derrame pleural, aumento do tamanho do cólon e hepatite. Elvis sofre com problemas de saúde já há algum tempo, incluindo uma crescente dependência de medicamentos prescritos não ilícitos. Ele iria piorar.

Dezembro de 1973

Elvis volta ao Stax Recording Studio, em Memphis, realizando uma semana de gravações.

26 de Janeiro - 9 de fevereiro de 1974

Elvis se apresenta novamente no Hilton em Vegas

Março - Julho de 1974

Em março Elvis volta para o Houston Astrodome e estabelece um recorde de público em seus dois shows. Também em março ele realiza shows em Memphis pela primeira vez desde 1961, fazendo quatro shows em dois dias, para satisfazer a procura de ingressos.
Outro álbum ao vivo é o resultado do sucesso causado em Memphis, Elvis Recorded Live On Stage in Memphis, gravado em um dos shows. Incluído uma performance ao vivo de How Great Thou Art, o sucesso iria continuar até Elvis ganhar o seu terceiro Grammy award.
Elvis retoma a turnê em maio no Sahara em Lake Tahoe, se apresentando do dia 16 a 26.

19 de Agosto - 2 de setembro de 1974

Novamente uma turnê no Hilton em Vegas.
Durante essa turnê Barbra Streisand e Elvis discutem a respeito de gravarem A Star is Born. Elvis fica super animado com a perspectiva de voltar à tela dos cinemas, ainda tem aspirações de se tornar um grande ator. Ele está cansado da estrada e sua saúde está piorando, ele precisa de um novo desafio. Infelizmente, ele não realiza turnês fora dos EUA, por várias razões

27 de Setembro - 14 de outubro de 1974
Elvis está em turnê novamente. Se apresentado no Sahara-Tahoe de 11 a 14 de Outubro.
Lançamentos de gravações ocorrem neste período, obtendo enorme sucesso.

29 de Janeiro - 14 de fevereiro de 1975

Elvis é hospitalizado novamente com a saúde muito debilitada.

Março de 1975

A gravação ao vivo de How Great Thou Art realizado no show de 1974 em Memphis, ganha o Grammy por Best Inspirational Performance. Este é o 3° Grammy que Elvis recebe fora as catorze nomeações (uma nomeação a título póstumo), todos os três Grammys foram por suas músicas gospel.

18 de Março - 1 de abril de 1975

Temporada de shows no Hilton.

Abril/Julho de 1975

Elvis realiza turnê.

18 de Agosto - 5 de Setembro de 1975

Elvis inicia sua temporada em Vegas, mas encerra no dia 20, pois precisa ser hospitalizado em Memphis permanecendo no hospital até 5 de Setembro

Novembro de 1975

A renovação do Jet Convair 880, que Elvis comprou no início do ano fica completa, e isso leva o seu primeiro vôo sobre o jato Lisa Marie.

2-15 de Dezembro de 1975

Elvis volta para Las Vegas para cumprir com os shows que foram anteriormente cancelados no Hilton.

31 de dezembro de 1975

Elvis realiza um show especial de Reveillon em Pontiac-Michigan, atingindo o recorde de público em uma única apresentação com 62.500 pessoas

Fevereiro de 1976

Elvis realiza uma semana de gravações em Graceland, com a RCA trazendo um aparelho móvel de gravação. As canções destas seções serão lançadas no próximo álbum, From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee (que em Maio atingiu o número um no the Country album chart)

17-22 de Março de 1976

Elvis realiza turnê.

21-27 de Abril de 1976

Elvis realiza turnê.

30 de Abril / 9 de Maio de 1976

Elvis realiza uma temporada no Sahara Tahoe em Nevada.

27 de Maio / 6 de Junho de 1976

Elvis realiza turnê.

25 de Junho / 5 de Julho de 1976

Elvis realiza turnê.

23 de Julho 23 / 5 de Agosto de 1976

Elvis realiza turnê.       

27 de Agosto / 8 de setembro de 1976

Elvis realiza turnê.

14-27 de Outubro de 1976

Elvis realiza turnê.

29-30 de Outubro de 1976

Continuam as seções de gravação em Graceland.

Início de Novembro de 1976

Elvis e Linda Thompson, sua namorada desde 1972, separam-se.

Final de Novembro de 1976

Elvis conhece Ginger Alden, que será sua namorada firme até à sua morte.

24-30 de
Novembro de 1976

Elvis realiza turnê.

2-12 de Dezembro de 1976

Elvis realiza temporada no Hilton em Vegas, esta seria sua ultima apresentação lá.

27-31 de Dezembro de 1976

Elvis realiza turnê, sendo encerrada com um especial de Réveillon em Pittsburgh-Pensilvânia.

12-21 de
Fevereiro de 1977

Elvis realiza turnê.

23- 20 de
Março de 1977

Elvis realiza turnê.

1-5 de Abril de 1977

Elvis é hospitalizado em Memphis e cancela sua turnê agendada para 31 de Março e 3 de Abril.

21 de Abril / 31 de Maio 31 / 1-2 de Junho de 1977

Elvis realiza turnê.

17-26 Junho, 1977

Os shows de Elvis realizados nos dias 19, 20 e 21 são gravados pela RCA, lançados em seu próximo álbum ao vivo e as filmagens para um futuro especial de televisão da CBS-TV. (as imagens do dia 20 não foram utilizado no especial) Elvis in Concert vai ao ar em 3 de Outubro, após  a morte de Elvis em Agosto. A câmera faz uma imagem chocante de Elvis "nos seus últimos dias com uma saúde muito debilitada, mas com uma voz mais forte do que nunca”.

26 de junho de 1977

Elvis realiza um show em Indianápolis, no Indiana's Market Square Arena. Este seria seu último show.


27 de Junho / 15 de agosto de 1977

Elvis relaxa um pouco em Memphis e se prepara para a próxima turnê de 1977.


16 de agosto de 1977

Pouco após a meia-noite Elvis volta para Graceland, após uma tarde ao dentista. Na madrugada do dia 16 ele cuida dos últimos detalhes da turnê e relaxa com a família e amigos.
Era para ele voar até Portland-Maine naquela noite e fazer um show lá no dia 17 e em seguida, continuar com a turnê agendada.
Ele se retirou para sua suíte máster em Graceland em torno de 7:00 AM para descansar para o vôo da noite.
No final da manhã, Elvis Presley morre por insuficiência cardíaca.
É anunciado pelo meio da tarde.
Em questão de horas todo o mundo esta em choque.

                                                     Fonte: elvis.com

 

Elvis Presley e Graceland são marcas registradas da Elvis Presley Enterprises.